20/07/10

O mesmo preço, novas vantagens. É assim que foi apresentado o Cartão Interjovem 2010/2011


A apresentação foi feita pelo Secretário Regional da Presidência, acompanhado pelo Director Regional da Juventude. André Bradford quis salientar “a satisfação do Governo açoriano em reeditar este projecto que é um instrumento fundamental na promoção da mobilidade e do turismo juvenil nos Açores e fazê-lo particularmente em Santa Maria que é uma ilha que está associada muito directamente ao arranque desta ideia.”

Para o Secretário Regional da Presidência, “não parece que restem muitas dúvidas de que, devido ao Interjovem, hoje em dia descobrir e conhecer a realidade arquipelágica dos Açores é bem mais fácil para os jovens do que era há uma década atrás. É talvez a imagem de marca deste Cartão em associação com o facto de se ter reeditado o transporte marítimo de passageiros inter-ilhas. Os dois em conjunto ajudaram muito a dinamizar esse processo de mobilidade. Unimos assim os Açores através dos jovens e unimos os jovens dos Açores, possibilitamos que se conhecessem melhor e superassem a descontinuidade geográfica que é característica da nossa terra”.

Mas este ano o Interjovem pretende inovar e não ser apenas um instrumento de mobilidade e daí que o Governo Regional tenha procurado novas parcerias e um novo leque de serviços. Reforçou-se a componente de acesso a bens culturais, a actividades de turismo e lazer, a bens educacionais e também no sector das telecomunicações e dos serviços financeiros. Inovação que, em boa medida, será concretizada devido aos novos parceiros estratégicos deste projecto, o BES-Açores e a Portugal Telecom, com quem foram assinados protocolos na cerimónia de apresentação. Com capacidade e experiência destas duas instituições nesta área de relacionamento comercial com os jovens, vieram reforçar o trabalho que o executivo regional tem vindo a desenvolver nesta área.

O Cartão é um sucesso de vendas. Começou por ser algo que atingiu cerca de 4 mil utilizadores, hoje em dia está em mais de 12 mil e a tendência é sempre crescente. O Governo e os novos parceiros estratégicos admitem a possibilidade de se atingir o dobro destes números.

Segundo André Bradford, “neste nosso esforço contamos também com outros parceiros, que estão espalhados por todas as ilhas dos Açores, que têm dimensões variáveis, que vão do pequeno comércio às empresas de maior dimensão, todos eles foram essenciais para que se ganhasse nova dinâmica e para que pela primeira vez tivéssemos cerca de 200 entidades parceiras a colaborarem com o Cartão, a fornecerem vantagens na aquisição de bens, de serviços e de produtos”.

No que se refere especificamente à componente da mobilidade inter-ilhas, o Interjovem tem este ano características diferenciadas. A primeira diz respeito ao facto da sua vigência se estender para além da época de Verão que termina em Outubro de 2010 no que diz respeito às rotas operadas no Grupo Central pela Transmaçor, ou seja, o portador do cartão vai poder beneficiar de descontos também durante o Inverno nas viagens no Triângulo.

O Governo decidiu também, e pela primeira vez desde que existe o cartão, aumentar o preço das passagens marítimas inter-ilhas. Simbólicamente, e desde o início, que as viagens custam um euro. “ Para a própria auto-sustentabilidade do projecto, para o reforço da componente de auto-financiamento e para que ele possa crescer mais e melhorar, era preciso que se encontrasse um novo preço que permitisse uma maior folga na gestão do Cartão Interjovem. Por isso”, explica o Secretário Regional da Presidência, decidiu-se passar esse valor para cinco euros, que ainda é bastante distante do custo real do serviço fornecido, mas que já é um valor que permite fazer uma gestão com outra folga, permite também almejar ir mais longe, ter um maior leque de serviços, mantendo, no entanto, o preço do cartão. Embora se possa pensar que é um aumento com algum significado, é um aumento para valores que são comportáveis com o padrão de custo de vida da juventude, e portanto, não nos parece que seja algo que possa ser entendido como demasiado”.

O Cartão Interjovem destina-se a jovens entre os 13 e os 30 anos e é adquirido por um valor de 48 euros. Para além das vantagens já descritas, permite descontos nos Festivais Maré de Agosto, Azure, PDL Summer Fest e festas da Praia. Permite também descontos nas Pousadas de Juventude dos Açores ( entidade gestora do projecto), nos espectáculos do Teatro Micaelense, nas entradas para algumas piscinas municipais e para o Aquaparque de Vila Franca do Campo e inúmeros descontos nas Lojas Aderentes.




30 de Abril


Fonte: GaCS/SF


Sem comentários:

Enviar um comentário